0
8 dicas que você precisa saber sobre importância do SEO para sua empresa

8 dicas que você precisa saber sobre importância do SEO para sua empresa

Quanto o assunto é Marketing Digital, várias ferramentas sempre são lembradas: Mídias Sociais, e-mail marketing, anúncios e, claro, o SEO. SEO é a abreviação de “Search Engine Optimization”, ou seja, Otimização para Mecanismos de Pesquisa, em português.  Apesar de estar no hall das estratégias mais comuns de Marketing Digital, para muitos, o SEO é algo complexo e difícil de entender.

O que você precisa saber sobre SEO

Para ajudar a identificar os pontos mais relevantes sobre o SEO, preparamos uma lista com as informações mais relevantes sobre o tema e que todo profissional de Marketing Digital precisa saber.

1)      Qual a pronúncia correta?

É incrível a quantidade de pronúncias que a sigla SEO possui. Saber como pronunciar o termo é o primeiro passo para se comunicar de forma correta sobre o tema, seja com seus colegas de trabalho, seja ao contratar esse serviço de um profissional, por exemplo.

Por derivar do inglês, SEO tem como pronúncia correta as letras de forma separada. Desta maneira, cada letra que forma a sigla é pronunciada em inglês. Com isso, temos

  • S = ÉS
  • E = Í
  • O = OU

Portanto, SEO se pronuncia como ÉSÍOU.

A partir disso, habitue-se a falar ÉSÍOU e evite pronúncias como SIO e CÉU. Os ouvidos de todos agradecem :)

2)      Para que serve o SEO

A definição de SEO é, como dito acima, é Otimização para Mecanismos de Pesquisa. Desta maneira, sua principal função é a aplicação de técnicas e estratégias de otimização em seu site para que ele esteja sempre bem posicionado, ou seja, nas primeiras posições dos buscadores. Buscadores podem ser vários, como o Google ou Bing, por exemplo, quando alguém pesquisar por determinado termo. Martha Gabriel, no livro “Marketing na Era Digital”, define SEO como:

“Técnicas e ferramentas desenvolvidas com base no funcionamento dos buscadores de forma a melhorar o posicionamento de sites na busca orgânica”

Martha Gabriel

3)      Para que serve o SEO mesmo?

Aparecer nas primeiras posições dos buscadores (leia-se Google) é essencial para sua empresa. Isso porque, estudos apontam que as empresas que aparecem nas primeiras posições geralmente são vistas como líderes de mercado. Além disso, o número de visitas ao seu site é diretamente proporcional à posição que ele ocupa nos buscadores.

Assim sendo, quanto mais acima ele aparecer nos resultados de pesquisa, maiores são as chances de quem busca clicar e acessar seu site. Isso acontece porque se as pessoas não encontram o que estão procurando, dificilmente elas continuarão usando aqueles termos de pesquisa e acessando outras páginas do Google.

Desespero-google

4)      Quais as técnicas mais comuns de SEO

Existem inúmeras técnicas que podem ser usadas para conseguir melhores posicionamentos nos buscadores. As técnicas mais básicas envolvem a:

O próprio Google oferece um material bem interessante aos iniciantes. Você pode acessar (no texto âncora a seguir) o conteúdo “Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) – Guia do Google para Iniciantes”.

5)      Qual o primeiro passo a ser dado para construir uma estratégia de SEO

Acreditamos que o primeiro passo de uma estratégia bem-sucedida de SEO é conhecer seu cliente. É o que o Natanael Oliveira, fundador da Nordeste SEO também acredita. Segundo ele “A essência do SEO consiste em conhecer o seu público e, através desse conhecimento, apresentar algo de valor”. Para conhecer melhor seu público ou as pessoas que sua empresa quer atrair, pense em:

  • Qual é o perfil da pessoa que pode comprar de mim?
  • Qual a idade, interesses, linguagem e demanda dessas pessoas?
  • Quais palavras-chave que eles usariam no Google para encontrar meu produto?
  • Que tipo de conteúdo pode interessar a eles?

Essas são perguntas básicas e iniciais que podem ser feitas para começar a pensar em SEO. A partir das respostas, será possível definir seu público-alvo, sua linha de conteúdo, ou seja, que conteúdo será produzido no site da sua empresa ou blog e assim por diante.

6)      Qual o segundo passo a ser dado para construir uma estratégia de SEO?

Outro passo FUNDAMENTAL para o sucesso das suas estratégias é a definição das palavras-chave do seu negócio. É a partir delas, que seu negócio será encontrado e se posicionará na Internet. Definir as palavras-chave do seu negócio pode não ser uma tarefa fácil, mas temos algumas dicas que podem ajudar.

Para facilitar, vamos a um exemplo. Imagine que você tenha uma loja online de capas para celular das marcas Apple, Samsung e Nokia. A partir da definição do seu mercado de atuação:

  • Pense em como seu público poderia encontrar sua empresa: capas para iphone, capas para Samsung Galaxy, capas para Nokia Lumia, capas de silicone, capas engraças de celular e assim por diante.
  • Defina as palavras mais importantes para seu negócio: a variedade de palavras-chave que você pode encontrar é infinita. Por isso, eleja as palavras-chave mais poderosas para sua empresa. Uma forma de saber quais palavras têm mais demanda de busca no Google é usando o Google Trends. Com ele, basta digitar as palavras e ter, em forma de gráficos, o volume de buscas de cada palavra, quais os locais que pesquisam mais por aquele termo e muito mais.

comparacao-palavras-chavegoogle-trends

A partir da definição das palavras mais importantes, utilize-as para otimizar seu site, especialmente a Home e páginas mais importantes.

  • Defina palavras-chave de nicho

Você sabia que milhares de buscas feitas no Google diariamente nunca haviam sido feitas antes? É! A criatividade das pessoas para pesquisar na internet não tem tamanho. Por isso, não se esqueça de definir palavras-chave de nicho para o seu negócio e utilizá-las ao criar conteúdo em seu blog ou na descrição de produtos. Para ajudar nesta tarefa, use a Ferramenta de Palavras-chave do Google Adwords. Com ela, é possível obter milhares de sugestões de palavras-chave de nicho para utilizar em seu negócio.

google-keyword-tools

Quanto mais você oferecer conteúdo de nicho, mais relevante você será para AQUELAS pessoas que buscam aquilo. Por exemplo, imagine que em sua loja você tenha uma capa para iPhone 5 amarela com pedrinhas coloridas na parte de trás. Mesmo que o volume de pessoas buscando EXATAMENTE por esse produto seja pequeno, as que buscam já têm em mente muito definido o produto que querem. Por isso, se elas encontrarem em seu site, as chances de comprar são muito maiores.

7)      Mensurar e corrigir

Depois de aplicar suas estratégias não pense que estará livre do SEO. Para se manter bem posicionado é preciso ajustar suas estratégias constantemente. Avaliar quais palavras-chave subiram ou caíram nos resultados do Google, como está o posicionamento dos seus concorrentes nas páginas de pesquisa. Por isso, a ferramenta de Monitoramento de palavras-chave no Google, da Promovaweb, é essencial para seu negócio.

Com ela, é possível acompanhar várias informações sobre o seu site em vários buscadores e, na mesma tela, ver o desempenho de todos seus concorrentes.

analise-seo-concorrencia

Além disso, com a ferramenta é possível acompanhar do desempenho de cada uma das palavras-chave definidas, lista de backlinks e oportunidades de palavra-chave, ou seja, quais palavras estão trazendo mais trafego para o seu site e qual página está gerando essas visitas.

Oportunidades-palavras-chave-seo

Já imaginou ter todos esses dados à mão? Com certeza vai facilitar muito seu trabalho de SEO e ajudar a otimizar suas estratégias de Marketing Digital.

8)      Utilize suas palavras-chave em TUDO

Uma das maiores falhas dos profissionais de Marketing é não utilizar de forma integrada suas estratégias de SEO. Se sua empresa está no Facebook, Twitter, YouTube, tem um blog…SEMPRE utilize as palavras-chave definidas para seu negócio em posts e na definição do seu negócio. No Facebook, por exemplo, insira a URL da sua empresa na seção sobre e também use palavras-chave ali. O Google lê essas informações e pode trazer sua fan page para um lugar privilegiado dos resultados de pesquisa.

Otimizar-fan-age-seo

A partir dessas 8 dicas, esperamos que a importância do SEO para seus negócios tenha ficado clara. Além disso, esperamos que as dicas apresentadas façam a diferença em suas estratégias.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe, comente! Amplie, conecte conquiste!

0

Write a Comment