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Como a Promovaweb pode ajudar a gerar mais vendas para sua empresa

Como a Promovaweb pode ajudar a gerar mais vendas para sua empresa

Vamos pensar no processo de vendas como um funil. Onde no topo do funil temos muitos interessados e na parte de baixo poucos clientes que realmente compram.

Igual a essa imagem
funil de vendas

A Promovaweb ajuda na etapa de gerar leads. A Promovaweb é uma ferramenta web que ajuda os marqueteiros que não sabem html a criar páginas online para capturar os dados dos interessados.

Veja uma página de capturada criada na Promovaweb:
https://app.promovaweb.com.br/app/6bebc7ae

Uma página online bem feita, permite as empresas conseguirem muitos leads e mesmo que ela não tenha um processo sólido de vendas, alguns deles comprarão. Esse conceito de aumentar o número de leads para aumentar as vendas é bem detalhado no livro Predictable Revenue.

A Promovaweb ajuda a criar páginas online para você capturar os dados dos seus clientes.

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Infográfico interativo sobre landing pages durante a Black Friday

Infográfico interativo sobre landing pages durante a Black Friday

Esse infográfico faz parte do post sobre exemplos de landing pages durante a Black Friday.

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Exemplos de Landing page para Black Friday

Exemplos de Landing page para Black Friday

O Black Friday é uma data muito esperada por todas as empresas, principalmente as que trabalham com varejo e também pelos consumidores que se preparam para aproveitar as ofertas. Além do aumento das vendas o Black Friday também é uma ótima oportunidade para melhorar o relacionamento com o público-alvo e conseguir mais leads (contatos qualificados) para o seu negócio.

Landing pages otimizadas tem se tornado imprenscindíveis no cenário do marketing atual, cenário onde todos nós somos sobrecarregados de informações o tempo todo, uma landing page bem projetada, com um visual clean e objetivo pode chegar a 50, 60% de conversão como temos analisado em alguns de nossos clientes.
Essa madrugada acompanhamos o lançamento em vários sites do Black Friday, em muitos deles as visitas foram tão grandes que ficaram fora do ar por alguns instantes. No twitter o cenário era de uma grande feira de rua, pessoas e marcas berravam promoções o tempo todo.

O clima do Black Friday até agora tem sido muito positivo, a interaçao do público e a expectativa gerada pelos sites, imprensa e formadores de opinião alimentou a ansiedade de todos para o dia de hoje.

Para comprovarmos a eficiência de uma landing page, analisamos 19 grandes sites de ecommerce e identificamos que 89% deles usaram uma landing page especial para o Black Friday. Porém a landing page é apenas uma parte do lançamento de produto ou campanha bem elaborado.

Segundo algumas previsões de especialistas em ecommerce, alguns sites vão vender no Black Friday o equivalente a 2 meses de venda. Veja como um lançamento bem elaborado pode impulsionar suas vendas de forma surpreendente.

Analisamos o lançamento do Black Friday e identificamos alguns pontos que você pode replicar no seu próximo lançamento:

  • Planeje uma ação para lançamento da sua ideia, seja ela de serviço ou produto, elabore um tema atrativo. Depois tente reunir o maior número de empresas e sites complementares em torno da sua ideia, dessa forma o evento ganha força, autoridade e mais visibilidade.
  • Crie uma PUTA expectativa! Certa vez J.J Abrams o roteirista do seriado LOST, comentou em uma palestra sobre como criar caixas misteriosas, como a retenção de informação intencional cria um mistério fascinante. A expectativa criada pelo Black Friday foi fantástica! Não cadastre um produto de cara no seu site, explore o conceito da antecipação, Steve Jobs e a Apple sempre foram brilhantes nisso. Algo muito muito bom está prestes a acontecer e que com certeza vai mudar a sua vida, voilá.
  • A criação da landing page entra nessa etapa, quando sua ideia está pronta e você precisa de uma ferramenta para agilizar a construção de forma eficiente de um ponto de contato com o seu cliente.
  • Depois de ter conseguido a atenção e o cadastro do seu cliente, crie uma régua de relacionamento, disparos de email que vão apimentar ainda mais o mistério e deixar seus clientes loucos pra saber o que é.
  • No livro Armas da Persusão, o autor destaca como a escassez é um fator importante no convencimento,”as oportunidades parecem mais valiosas para nós quando estão menos disponíveis. As pessoas parecem mais motivadas pelo pensamento de perder algo do que pelo pensamento de ganhar algo de mesmo valor”. O Black Friday explora muito bem isso ao deixar bem claro que a oferta dura 24 horas, já pensou como você pode explorar a escassez na sua próxima campanha?

“As oportunidades parecem mais valiosas para nós quando estão menos disponíveis. As pessoas parecem mais motivadas pelo pensamento de perder algo do que pelo pensamento de ganhar algo de mesmo valor.”

Robert B. Cialdini, Armas da Persuasão

 

Tiramos print de vários ecommerces para que você analise qual é o melhor design para sua landing page da sua próxima campanha.

Esquecemos de algum ecommerce em especial? Coloque nos comentários, teremos o maior prazer de falar sobre como melhorar a conversão da sua landing page.

Veja infográfico que criamos baseado em nossa análise. Caso queira visualizar a vesão interativa clique aqui.

black friday brasil (2)

 

Americanas – Home

Americanas.com - Prepare-se para a Black Friday Brasil 2013

Americanas – Landing Page

Ofertas Black Friday na Americanas.com é Red Friday - 24h de Liquidação

 

Casas Bahia – Home

Black Friday 2013 na Casas Bahia. Aproveite a maior liquidação do ano!

 

Casas Bahia – Landing Page

Black Friday 2013 - Descontos imperdíveis - CasasBahia.com.br

Submarino – Landing Page

Black Friday - O Melhor do Black Friday Brasil - Submarino.com.br

Ponto Frio – Landing Page

Black Friday 2013 a maior liquidação da internet! - Pontofrio.com

 

Magazine Luiza – Landing Page

Black Friday Brasil 2013 - Magazine Luiza

 

Fast Shop – Landing Page

www.fastshop.com.br-loja-a-avise-goldenfriday-partner=parceiro-google&cm_mmc=cpc_Google-_-2013_Black_Friday_Geral-_-Black_Fridat_Geral-_-nd&gclid=CLDSx5i3hbsCFQbNOgodGUMAbQ

 

Buscapé – Home

Buscapé - Comparação de Preços, Produtos e Serviços

Fast Shop – Landing Page

buscape-black-friday

 

Saraiva – Landing Page

Black Friday 2013 – Saraiva

Kabum – Landing Page

www.kabum.com.br-blackfriday--origem=3&gclid=CPXBzcC0hbsCFYEDOgodzRwA1A

Zoom – Landing Page

Black Friday - Zoom

Dafiti – Landing Page / home

Black Friday 2013 - Compre Calçados, Roupas e Acessórios - Dafiti

CVC – Landing Page

Black Friday Promoção de Viagens.Aproveite! - CVC.com.br

Hotel Urbano – Landing Page

Black Friday - Hotel Urbano

Extra – Landing Page

Black Friday Brasil 2013 no Extra.com.br. Aqui é de verdade!

Shoebiz – Landing Page

Black Friday - Shoebiz.com.br

Centauro – Landing Page

Black Friday Brasil 2013 na Centauro.com.br

Passarela – Landing Page

Black Friday Passarela.com

Veja as landing pages de mais alguns grandes ecommerce

 

Perfumaria - O Boticário

 

Preview Black Friday - Sépha Perfumaria

 

Promoção Black Friday 2013 - Costão do Santinho Resort

 

BLACK FRIDAY - FACULDADE SUMARÉ

 

 

Black Friday Brasil 2013 - Posthaus

 

Black Friday SaveMe

 

blackfriday-brandsclub

 

COOP

 

 

Forum

 

Home - Be Little Confecção Infantil

 

 

Loja AOC Brasil - Televisores LED e LCD, Computadores All in One e acessórios

 

 

 

Black Friday Brasil. Site Oficial do BlackFriday 2013.Black Friday Brasil. Site Oficial do BlackFriday 2013.

 

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Exemplos de Landing Pages

Exemplos de Landing Pages

Cada objetivo da sua página de entrada, pode pedir uma landing page diferente. Isso porque, suas ações de Marketing podem seguir uma série de etapas, como por exemplo:

  • Transformar um visitante da sua fan page em fã;
  • Criar um formulário de cadastro para gerar leads;
  • Uma página de venda de produto;
  • Página de apresentação de produto.

Quanto mais adaptada ao seu mercado e ao seu objetivo, maior será a conversão da sua landing page.

Veja abaixo a Landing Page da Starbucks, na campanha “Transforme o recibo da manhã em prazer a tarde. Compre uma bebida gelada Grande por $2 depois das 14h  - Encontre uma loja”

landing-page starbucks-promovaweb

 Neste caso, a comunicação do texto e a imagem estão coerentes.

1 – Mensagem clara e objetiva;
2 – Botão Call to Action em destaque;

3 – Imagem de fundo coerente.

Objetivo da empresa é bem claro: levar o consumidor para o ponto de venda para fazer uma recompra. Com o objetivo definido, perceba que a Landing Page contém os principais itens que uma página de conversão deve conter: a imagem do produto chamando atenção do usuário, mensagem clara e objetiva, elementos bem distribuídos no layout e o botão call to action em destaque para encontrar uma loja mais próxima.

Veja  abaixo alguns exemplos de landing page, sua origem e destino 

Origem: Anúncio Google Adwords

anuncio-par-perfeito

Destino: Landing Page Par Perfeito – Estilo: Homepage

landing-page-par-perfeito

Origem: Anúncio Ford Portal Globo.com

anúncio-ford-landing-page

Destino: Landing Page Ford – New Fiesta

landing-page-ford

Origem:  Anúncio Google Adwords

anuncio-uol-host

Destino: Landing Page Uol Host

Landing-Page-Uol-host

Origem: Anúncio Banner no Portal UOL

anúncio-net-no-uol

 

Destino: Landing Page Combo Net

Landing-Page-Net-combo

 

Origem: E-mail marketing Vivo Empresas

e-mail-marketing-vivo

Destino: Landing Page Vivo Empresas

exemplo-de-landing-page-vivo

Origem: Fan Page Conrado Adolpho – Curso 8Ps

origem-facebook

Destino: Landing Page Conrado Adolpho – Curso 8Ps

landing-page-conrado

Origem: Anúncio Portal Terra – Revista ISTO É

anúncio-terra

Destino: Landing Page:  Petrobras – Me Inspira Missão Netuno

landing-page-petrobras

Origem: Anúncio Buscapé

anuncio-buscapé

Destino: Landing Page Aplicativo Buscapé – Dá um Busca

landing-page-buscapé

Espero que tenhamos ajudado você a comparar os diversos tipos de Landing Pages que existem e que alguma delas possam inspirá-lo a criar a sua. Com certeza seguindo as boas práticas teremos ótimos resultados com as Landing Pages.

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Usabilidade e Testes de Landing Pages

Usabilidade e Testes de Landing Pages

Ser objetivo é essencial para melhorar a experiência do usuário em uma landing page. Por isso, é muito importante que a mensagem transmitida seja direta e entendida rapidamente por ele, ou seja, ao bater os olhos e ter o primeiro contato com a página, o visitante deve imediatamente identificar do que ela se trata. Se não conseguirmos convencê-lo em pouco tempo, as chances dele abandonar sua página sem tomar a ação que você deseja que ele tome, está relacionado com a objetividade da sua comunicação.

Para captar a atenção do visitante no menor tempo possível, algumas dicas essenciais podem ser seguidas:

  • Use títulos e textos objetivos, curtos e diretos;
  • Sempre que usar um botão, descreva a ação desejada, como: Baixe o livro ou Faça o Download ao invés de Clique aqui ou Saiba mais;
  • Evite barras de rolagem: as informações-chave e as chamadas para ação (call to action) devem ser apresentados antes da dobra da página, ou seja, sem que o visitante precise rolar a página para visualizar.

Em alguns produtos e serviços mais complexos, que demandam mais tempo de pesquisa por informações, a comunicação poderá ser um pouco mais extensa. Ao oferecer mais detalhes, o visitante se sente mais seguro para tomar uma ação ou uma decisão de compra. Detalhes importantes, que devem ser informados para conversão, como por exemplo, a oferta de um curso onde as informações sobre o professor, carga horária, conteúdo são necessárias para a compra.

Neste caso o botão pode vir após a dobra, ou também podem ser colocados mais de um botão Call to Action na página.

landing-pages---dobraUma ótima maneira de ver como sua página aparece acima da dobra nos navegadores mais comuns, é usar o Browser Size do Google. Neste exemplo, a Landing Page do E-book Facebook Marketing, da Camila Porto, podemos ver a distribuição dos elementos gráficos de acordo com o tamanho da tela do navegador. Neste caso, um vídeo foi usado para chamar a atenção do visitante. O posicionamento do vídeo, do lado esquerdo e no topo, permite que qualquer pessoas que acesse o site, por qualquer dispositivo, verá o vídeo como primeiro ponto de contato.

Além disso, o botão de inscrição chama para a ação e recompensa que o visitante, ao se cadastrar, terá: Quero baixar o e-book.

landing-page-camila

É importante entender, no entanto, que cada produto ou serviço pode precisar de uma landing page diferente. Neste caso, houve a necessidade de inserir um vídeo de apresentação, falando sobre os assuntos abordados no e-book. Por isso o botão Call to Action foi colocado mais abaixo ficando na zona de 50% de visão. Em outros casos sugerimos que o botão fiquei na posição de 95% de visão indicado na imagem.

Assim, dê preferência ao inserir os elementos mais importantes para conversão do lado esquerdo da tela. Como lemos da esquerda para direita, na maioria dos casos, os elementos à esquerda são os primeiros a serem vistos.

SEO

Dê a devida importância aos títulos e subtítulos da sua página. Com pequenos ajustes no seu conteúdo, buscadores podem direcionar as pessoas para sua landing page, caso elas procurem por esse tipo de informação. Por isso use elementos de SEO, mesmo que básicos em suas landing pages: títulos e subtítulos, por exemplo.

Testes

Quando falamos em usabilidade, logo pensamos em testes. Já dizia Peter Drucker: “Se você não pode medir, você não pode gerenciar.” Por isso,  não deixe de testar e mensurar suas landing pages.

Exemplos de testes básicos

Antes e Depois: Como o próprio nome diz, este teste mede o desempenho de uma landing page antes e depois de uma alteração. Sempre que usar esse modelo, utilize pequenas variações, para saber o que efetivamente melhorou ou piorou o desempenho.

Teste A/B: Neste caso, o tráfego é direcionado para duas ou mais versões diferentes de uma landing page para medir a eficiência de cada uma. Esse teste é muito utilizado em alterações de layout para mensurar qual converte mais. Podem ser testadas grandes pu pequenas alterações.

Exemplo de teste A/B:

Teste A/B Landing Pages

Exemplo de Relatório de mensuração de teste A/B

Promovaweb Marketing Cloud

A ferramenta de criação de landing page da Promovaweb, permite a realização de testes A/B e geração de relatórios para acompanhamento da perfomace de cada uma.

Teste Multivariado: Geralmente é usado após os testes A/B com a intenção de melhorar a conversão de uma landing page. São testes feitos através da divisão do site e cruzamentos de versões, onde serão identificadas quais os “cruzamentos” de informações geram as melhor performances.

Teste Segmentado: São testes feitos baseados em resultados conforme a experiência do usuário. Exige mais tempo para ser desenvolvido, mas é uma etapa importante para otimização após os testes A/B e multivariados.

Em qualquer estratégia de Marketing, realizar testes é fundamental para mensuração dos resultados e saber o que pode ser melhorado para aumentar a conversão.

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Design para Landing Pages

Design para Landing Pages

Sem dúvida, o Design é um dos principais pontos que devemos levar em consideração quando falamos de landing pages. Isso porque, o visual e aparência da sua página de entrada dizem muito sobre sua empresa ou produto.

Os elementos gráficos devem ser bem distribuídos na página e para chamar a atenção do visitante para o que realmente interessa: a ação que você deseja que ele execute.

O livro Não me faça pensar, de Steve Krug aborda algumas normas implícitas no Design que ajudam os visitantes a pensar menos e agir mais, como por exemplo:

  •  O logo da empresa com o link no topo esquerdo da página;
  •  A navegação do menu deve ser no topo;
  •  Links azuis e sublinhados.

Estes são alguns exemplos de elementos usados largamente por todos. Faça um exercício: visite cinco sites diferentes. Certamente uma ou duas dessas normas estarão presente. Isso acontece porque temos uma convenção de mercado, ou seja, a maioria das empresas usa esse modelo. Tentar criar algo muito diferente pode ser arriscado, afinal, você não precisa reinventar a roda, mas sim, usá-la de uma forma interessante.

Atenção seletiva

Você já ouviu falar em Atenção Seletiva? Ela é muito presente em nosso cotidiano. Devido ao grande volume de informação que recebemos todos os dias, nosso cérebro se habitua a selecionar e filtrar o que é mais relevante. Dessa forma, por mais que vejamos as coisas, não as observados, ou seja, não prestamos atenção em tudo. Por causa da Atenção Seletiva, evite usar animações ou qualquer coisa que pareça um anúncio. Isso porque, as pessoas aprenderam a não prestar atenção nos anúncios que ficam no caminho de sua navegação e simplesmente os ignoram.

“Se você não for usar uma convenção web já existente, precisa estar seguro de que o que você estiver usando como substituto seja tão claro e auto-explicativo que não haja curvas de aprendizagem”.

 Steve Krug

Abaixo temos um exemplo de uma estrutura padrão de uma Landing Page Stand-Alone. Este tipo de página tem altos índices de conversão, pois limita o usuário a executar uma única ação.

estrutura-landing-pages

De olho nas convenções

Ao criar uma Landing Page, é importante conhecer os formatos disponíveis e os mais adequados para seus objetivos. No texto “O que é Landing Page” temos três exemplos de formatos padrão de páginas de entrada. Como dito acima, fique atento às convenções, ou seja, formatos de páginas que são muito populares e que, por isso, as pessoas já sabem o que fazer quando as visitam. Ao ajustar pequenos elementos e realizar pequenas mudanças, é possível aumentar muito suas taxas de conversão.

Porém, lembre-se: ao tentar fugir das convenções, não se esqueça das conversões.

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O que é Landing Page?

O que é Landing Page?

Se você trabalha com marketing, sabe da importância de gerar tráfego qualificado. Para isso, utilizamos SEO, Links Patrocinados, Email, banners, Mobile Ads e várias outras técnicas pra gerar tráfego. A partir do tráfego gerado, incia-se a busca por cadastros, vendas e conversão.

Mesmo com tantas técnicas, muitas empresas conseguem taxas de conversão entre 1% e 3%.

Uma das respostas para explicar conversões baixas pode ser o cotidiano das pessoas: todos estão ocupados, apressados e sobrecarregados de informação. Por esses motivos, para conseguir se efetivo na captura da atenção dos consumidores precisamos ser objetivos, rápidos e persuasivos. Entretanto, você precisa ter essas características no lugar certo. E é aí que entram as Landing Pages.

Landing Pages bem otimizadas podem chegar a 80% de conversão

Antes de criar uma Landing Page, é importante definir o seu objetivo com ela. A principal questão é: Como usar uma Landing Page ao meu favor? Para isso, vamos entender alguns pontos importantes:

Landing Pages Mas afinal, o que é Landing Page?

A Landing Page é a primeira página de contato entre uma empresa e o cliente. O termo vem do inglês “to land” que significa “aterrizar”. Desta forma, uma landing page é uma página de aterrizagem, onde o visitante aterriza em seu site.

Geralmente, são as páginas mais acessadas de um  site, páginas de entrada que trazem os usuários de outro ambiente, por exemplo, um anúncio de links patrocinados do Google, um e-mail marketing ou um post nas redes sociais que o trouxe para determinada página.

Para que serve uma Landing Page?

A principal função de uma  landing page é convencer as pessoas a executarem uma ação que desejamos como:

  •  Preencher um formulário de contato
  •  Comprar um produto
  •  Preencher uma pesquisa
  •  Participar de um concurso

Se os visitantes de um site executam a ação que desejamos, essa ação é o que chamamos de Conversão. Desta maneira, o usuário comum passa ser um visitante e, ao executar a ação proposta,  torna-se um contato qualificado (lead), um cliente, um assinante, por exemplo. A partir do momento da conversão, este visitante mostra que está interessado no que foi apresentado e confirma isto ao tomar a ação que desejamos..  funil-de-vendas

Segundo o Infográfico sobre Landing Pages, produzido pelo site Viver de Blog, testar várias Landing Pages pode melhorar seus resultados em até 55%, na geração de leads. Usar Landing Pages para ações pode aumentar a taxa de conversão em até 80%.

Tipos de Landing Page

De acordo com o livro “Landing Page Optimization“, de Tim Ash, existem três formatos básicos de Landing Pages:

landing-page-stand-aloneStand-Alone Landing Page – Páginas criadas especialmente para uma campanha de marketing que, na maioria das vezes, têm altas taxas de conversão. Incluem CTAs (Call to Action) para captação de leads (contatos qualificados).

landing-page-micrositeMicrosite Landing Page – Este formato pode ser parte de um hotsite destinado a um público-alvo, uma campanha de marketing, promoção e etc. Pode ser uma versão menor de um site, geralmente criada como complemento para o site principal.

landing-page-mainsiteMain site Landing Page – São o formato mais comum de landing page e fazem parte de um site principal. Pode ser a página inicial de um site corporativo, uma página encontrada na busca orgânica, ou uma página de um artigo em um blog. As landing pages deste formato podem estar também entre as páginas de um site como uma página de detalhes do produto em um catálogo on-line.

A principal função das Landing Pages é captar a atenção do visitante e fazê-lo converter. Sem dúvida, usar Landing Pages é uma estratégia interessante e que ajuda a aumentar os resultados das suas estratégias de Marketing. A partir delas, é possível se comunicar com mais efetividade com os visitantes.

Cada Landing Page pode cumprir uma função diferente. Por isso, avalie o formato que é mais adequado para suas estratégias.

Fique ligado, em breve mais conteúdo e informação sobre as Landing Pages.

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8 dicas que você precisa saber sobre importância do SEO para sua empresa

8 dicas que você precisa saber sobre importância do SEO para sua empresa

Quanto o assunto é Marketing Digital, várias ferramentas sempre são lembradas: Mídias Sociais, e-mail marketing, anúncios e, claro, o SEO. SEO é a abreviação de “Search Engine Optimization”, ou seja, Otimização para Mecanismos de Pesquisa, em português.  Apesar de estar no hall das estratégias mais comuns de Marketing Digital, para muitos, o SEO é algo complexo e difícil de entender.

O que você precisa saber sobre SEO

Para ajudar a identificar os pontos mais relevantes sobre o SEO, preparamos uma lista com as informações mais relevantes sobre o tema e que todo profissional de Marketing Digital precisa saber.

1)      Qual a pronúncia correta?

É incrível a quantidade de pronúncias que a sigla SEO possui. Saber como pronunciar o termo é o primeiro passo para se comunicar de forma correta sobre o tema, seja com seus colegas de trabalho, seja ao contratar esse serviço de um profissional, por exemplo.

Por derivar do inglês, SEO tem como pronúncia correta as letras de forma separada. Desta maneira, cada letra que forma a sigla é pronunciada em inglês. Com isso, temos

  • S = ÉS
  • E = Í
  • O = OU

Portanto, SEO se pronuncia como ÉSÍOU.

A partir disso, habitue-se a falar ÉSÍOU e evite pronúncias como SIO e CÉU. Os ouvidos de todos agradecem :)

2)      Para que serve o SEO

A definição de SEO é, como dito acima, é Otimização para Mecanismos de Pesquisa. Desta maneira, sua principal função é a aplicação de técnicas e estratégias de otimização em seu site para que ele esteja sempre bem posicionado, ou seja, nas primeiras posições dos buscadores. Buscadores podem ser vários, como o Google ou Bing, por exemplo, quando alguém pesquisar por determinado termo. Martha Gabriel, no livro “Marketing na Era Digital”, define SEO como:

“Técnicas e ferramentas desenvolvidas com base no funcionamento dos buscadores de forma a melhorar o posicionamento de sites na busca orgânica”

Martha Gabriel

3)      Para que serve o SEO mesmo?

Aparecer nas primeiras posições dos buscadores (leia-se Google) é essencial para sua empresa. Isso porque, estudos apontam que as empresas que aparecem nas primeiras posições geralmente são vistas como líderes de mercado. Além disso, o número de visitas ao seu site é diretamente proporcional à posição que ele ocupa nos buscadores.

Assim sendo, quanto mais acima ele aparecer nos resultados de pesquisa, maiores são as chances de quem busca clicar e acessar seu site. Isso acontece porque se as pessoas não encontram o que estão procurando, dificilmente elas continuarão usando aqueles termos de pesquisa e acessando outras páginas do Google.

Desespero-google

4)      Quais as técnicas mais comuns de SEO

Existem inúmeras técnicas que podem ser usadas para conseguir melhores posicionamentos nos buscadores. As técnicas mais básicas envolvem a:

O próprio Google oferece um material bem interessante aos iniciantes. Você pode acessar (no texto âncora a seguir) o conteúdo “Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) – Guia do Google para Iniciantes”.

5)      Qual o primeiro passo a ser dado para construir uma estratégia de SEO

Acreditamos que o primeiro passo de uma estratégia bem-sucedida de SEO é conhecer seu cliente. É o que o Natanael Oliveira, fundador da Nordeste SEO também acredita. Segundo ele “A essência do SEO consiste em conhecer o seu público e, através desse conhecimento, apresentar algo de valor”. Para conhecer melhor seu público ou as pessoas que sua empresa quer atrair, pense em:

  • Qual é o perfil da pessoa que pode comprar de mim?
  • Qual a idade, interesses, linguagem e demanda dessas pessoas?
  • Quais palavras-chave que eles usariam no Google para encontrar meu produto?
  • Que tipo de conteúdo pode interessar a eles?

Essas são perguntas básicas e iniciais que podem ser feitas para começar a pensar em SEO. A partir das respostas, será possível definir seu público-alvo, sua linha de conteúdo, ou seja, que conteúdo será produzido no site da sua empresa ou blog e assim por diante.

6)      Qual o segundo passo a ser dado para construir uma estratégia de SEO?

Outro passo FUNDAMENTAL para o sucesso das suas estratégias é a definição das palavras-chave do seu negócio. É a partir delas, que seu negócio será encontrado e se posicionará na Internet. Definir as palavras-chave do seu negócio pode não ser uma tarefa fácil, mas temos algumas dicas que podem ajudar.

Para facilitar, vamos a um exemplo. Imagine que você tenha uma loja online de capas para celular das marcas Apple, Samsung e Nokia. A partir da definição do seu mercado de atuação:

  • Pense em como seu público poderia encontrar sua empresa: capas para iphone, capas para Samsung Galaxy, capas para Nokia Lumia, capas de silicone, capas engraças de celular e assim por diante.
  • Defina as palavras mais importantes para seu negócio: a variedade de palavras-chave que você pode encontrar é infinita. Por isso, eleja as palavras-chave mais poderosas para sua empresa. Uma forma de saber quais palavras têm mais demanda de busca no Google é usando o Google Trends. Com ele, basta digitar as palavras e ter, em forma de gráficos, o volume de buscas de cada palavra, quais os locais que pesquisam mais por aquele termo e muito mais.

comparacao-palavras-chavegoogle-trends

A partir da definição das palavras mais importantes, utilize-as para otimizar seu site, especialmente a Home e páginas mais importantes.

  • Defina palavras-chave de nicho

Você sabia que milhares de buscas feitas no Google diariamente nunca haviam sido feitas antes? É! A criatividade das pessoas para pesquisar na internet não tem tamanho. Por isso, não se esqueça de definir palavras-chave de nicho para o seu negócio e utilizá-las ao criar conteúdo em seu blog ou na descrição de produtos. Para ajudar nesta tarefa, use a Ferramenta de Palavras-chave do Google Adwords. Com ela, é possível obter milhares de sugestões de palavras-chave de nicho para utilizar em seu negócio.

google-keyword-tools

Quanto mais você oferecer conteúdo de nicho, mais relevante você será para AQUELAS pessoas que buscam aquilo. Por exemplo, imagine que em sua loja você tenha uma capa para iPhone 5 amarela com pedrinhas coloridas na parte de trás. Mesmo que o volume de pessoas buscando EXATAMENTE por esse produto seja pequeno, as que buscam já têm em mente muito definido o produto que querem. Por isso, se elas encontrarem em seu site, as chances de comprar são muito maiores.

7)      Mensurar e corrigir

Depois de aplicar suas estratégias não pense que estará livre do SEO. Para se manter bem posicionado é preciso ajustar suas estratégias constantemente. Avaliar quais palavras-chave subiram ou caíram nos resultados do Google, como está o posicionamento dos seus concorrentes nas páginas de pesquisa. Por isso, a ferramenta de Monitoramento de palavras-chave no Google, da Promovaweb, é essencial para seu negócio.

Com ela, é possível acompanhar várias informações sobre o seu site em vários buscadores e, na mesma tela, ver o desempenho de todos seus concorrentes.

analise-seo-concorrencia

Além disso, com a ferramenta é possível acompanhar do desempenho de cada uma das palavras-chave definidas, lista de backlinks e oportunidades de palavra-chave, ou seja, quais palavras estão trazendo mais trafego para o seu site e qual página está gerando essas visitas.

Oportunidades-palavras-chave-seo

Já imaginou ter todos esses dados à mão? Com certeza vai facilitar muito seu trabalho de SEO e ajudar a otimizar suas estratégias de Marketing Digital.

8)      Utilize suas palavras-chave em TUDO

Uma das maiores falhas dos profissionais de Marketing é não utilizar de forma integrada suas estratégias de SEO. Se sua empresa está no Facebook, Twitter, YouTube, tem um blog…SEMPRE utilize as palavras-chave definidas para seu negócio em posts e na definição do seu negócio. No Facebook, por exemplo, insira a URL da sua empresa na seção sobre e também use palavras-chave ali. O Google lê essas informações e pode trazer sua fan page para um lugar privilegiado dos resultados de pesquisa.

Otimizar-fan-age-seo

A partir dessas 8 dicas, esperamos que a importância do SEO para seus negócios tenha ficado clara. Além disso, esperamos que as dicas apresentadas façam a diferença em suas estratégias.

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E-book: 20 dicas de Marketing Digital

E-book: 20 dicas de Marketing Digital

As oportunidades de utilização da Internet para estratégias de Marketing são infinitas. Porém, para quem está começando, dar o primeiro passo pode ser difícil. A insegurança e o medo de começar podem ser problemas comuns. Com o intuito de ajudar quem está começando e, até mesmo, trazer dicas e sugestões aos que estão mais tempo no mercado, a Promovaweb desenvolveu o e-book: “20 dicas de Marketing Digital”.

Ao longo das páginas do e-book, você encontrará sugestões simples, mas efetivas, para melhorar o aproveitamento de diversos canais em suas estratégias de Marketing Digital. Do Facebook ao e-mail Marketing, trazemos ideias e sugestões que funcionam e, com certeza, melhorarão a efetividade do seu conteúdo.

Clique na imagem para baixar

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