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O que é Landing Page?

O que é Landing Page?

Se você trabalha com marketing, sabe da importância de gerar tráfego qualificado. Para isso, utilizamos SEO, Links Patrocinados, Email, banners, Mobile Ads e várias outras técnicas pra gerar tráfego. A partir do tráfego gerado, incia-se a busca por cadastros, vendas e conversão.

Mesmo com tantas técnicas, muitas empresas conseguem taxas de conversão entre 1% e 3%.

Uma das respostas para explicar conversões baixas pode ser o cotidiano das pessoas: todos estão ocupados, apressados e sobrecarregados de informação. Por esses motivos, para conseguir se efetivo na captura da atenção dos consumidores precisamos ser objetivos, rápidos e persuasivos. Entretanto, você precisa ter essas características no lugar certo. E é aí que entram as Landing Pages.

Landing Pages bem otimizadas podem chegar a 80% de conversão

Antes de criar uma Landing Page, é importante definir o seu objetivo com ela. A principal questão é: Como usar uma Landing Page ao meu favor? Para isso, vamos entender alguns pontos importantes:

Landing Pages Mas afinal, o que é Landing Page?

A Landing Page é a primeira página de contato entre uma empresa e o cliente. O termo vem do inglês “to land” que significa “aterrizar”. Desta forma, uma landing page é uma página de aterrizagem, onde o visitante aterriza em seu site.

Geralmente, são as páginas mais acessadas de um  site, páginas de entrada que trazem os usuários de outro ambiente, por exemplo, um anúncio de links patrocinados do Google, um e-mail marketing ou um post nas redes sociais que o trouxe para determinada página.

Para que serve uma Landing Page?

A principal função de uma  landing page é convencer as pessoas a executarem uma ação que desejamos como:

  •  Preencher um formulário de contato
  •  Comprar um produto
  •  Preencher uma pesquisa
  •  Participar de um concurso

Se os visitantes de um site executam a ação que desejamos, essa ação é o que chamamos de Conversão. Desta maneira, o usuário comum passa ser um visitante e, ao executar a ação proposta,  torna-se um contato qualificado (lead), um cliente, um assinante, por exemplo. A partir do momento da conversão, este visitante mostra que está interessado no que foi apresentado e confirma isto ao tomar a ação que desejamos..  funil-de-vendas

Segundo o Infográfico sobre Landing Pages, produzido pelo site Viver de Blog, testar várias Landing Pages pode melhorar seus resultados em até 55%, na geração de leads. Usar Landing Pages para ações pode aumentar a taxa de conversão em até 80%.

Tipos de Landing Page

De acordo com o livro “Landing Page Optimization“, de Tim Ash, existem três formatos básicos de Landing Pages:

landing-page-stand-aloneStand-Alone Landing Page – Páginas criadas especialmente para uma campanha de marketing que, na maioria das vezes, têm altas taxas de conversão. Incluem CTAs (Call to Action) para captação de leads (contatos qualificados).

landing-page-micrositeMicrosite Landing Page – Este formato pode ser parte de um hotsite destinado a um público-alvo, uma campanha de marketing, promoção e etc. Pode ser uma versão menor de um site, geralmente criada como complemento para o site principal.

landing-page-mainsiteMain site Landing Page – São o formato mais comum de landing page e fazem parte de um site principal. Pode ser a página inicial de um site corporativo, uma página encontrada na busca orgânica, ou uma página de um artigo em um blog. As landing pages deste formato podem estar também entre as páginas de um site como uma página de detalhes do produto em um catálogo on-line.

A principal função das Landing Pages é captar a atenção do visitante e fazê-lo converter. Sem dúvida, usar Landing Pages é uma estratégia interessante e que ajuda a aumentar os resultados das suas estratégias de Marketing. A partir delas, é possível se comunicar com mais efetividade com os visitantes.

Cada Landing Page pode cumprir uma função diferente. Por isso, avalie o formato que é mais adequado para suas estratégias.

Fique ligado, em breve mais conteúdo e informação sobre as Landing Pages.

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